Soberba

Soberba

The magnificent ambersons | 1942 | Estados Unidos
Direção: Orson Welles
Elenco: Joseph Cotten, Anne Baxter, Dolores Costello e Tim Holt.
Classificação indicativa: 12 Contém: Ato violento
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player

No final do século 19, Isabel Amberson, uma jovem herdeira de uma das famílias mais ricas de Indianápolis, recebe uma proposta de casamento do belo e impetuoso Eugene Morgan. No entanto ela escolhe se casar com o tedioso Wilbur Minafer. Anos se passam e, após a morte do marido de Isabel, Eugene, hoje um rico fabricante de automóveis, tenta se reaproximar dela. No entanto, George, o filho de Isabel e Wilbur, se opõe a essa união.

CURIOSIDADES: A RKO, empresa produtora e distribuidora do filme, cortou 50 minutos de sua montagem original e adicionou um final feliz, enquanto o diretor Orson Welles estava fora dos EUA, e desse material excluído e posteriormente destruído o único registro que sobrou foi a transcrição de continuidade de cada corte.
A sequência perdida da versão original de "Soberba" virou uma espécie de "Santo Graal" entre os fãs de cinema, e várias figuras importantes de Hollywood, entre elas Peter Bogdanovich, Francis Ford Coppola, Henry Jaglom e William Friedkin, investiram em buscas por esse material nos cofres da Paramount (que adquiriu todo o lote dos arquivos da RKO), mas nada jamais foi encontrado. Ironicamente, o final refeito pela RKO para o filme - uma conclusão muito mais edificante do que a pretendida por Orson Welles - está bem mais próximo do final do romance original no qual o roteiro foi baseado.

Soberba