Paisà
PAISÀ | 126 min | Itália | 1946
| Drama | Guerra |
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Carmela Sazio, Robert Van Loon, Dots Johnson, Alfonsino Pasca, Maria Michi, Gar Moore, Harriet Medin e Roberto Van Loel
Classificação indicativa: 14 anos Contém: Guerra. Temas sensíveis
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player
No segmento inicial um soldado americano, Joe (Robert Van Loon), tem a tarefa de proteger uma jovem siciliana, Carmela (Carmela Sazio), em um castelo velho abandonado. Ela nada diz ou demonstra alguma emoção, enquanto Joe tenta suplantar a barreira do idioma. O 2º segmento se passa em Nápoles, onde um soldado americano negro tem seus sapatos roubados por um moleque de rua. Ele procura pelo garoto e descobre que o menino vive com vários napolitanos sem-teto. O 3º segmento se passa em Roma, um soldado americano, Fred (Gar Moore), chega na cidade com seu tanque e lhe é oferecida água por uma amável jovem, Francesca (Maria Michi), por quem ele rapidamente se sente atraído. O 4º episódio acontece em Florença, quando uma enfermeira americana, Harriet (Harriet Medin), e um guerrilheiro italiano tentam atravessar as linhas alemãs. No 5º segmento há 3 capelães americanos: um católico, um protestante e um judeu, que pedem para monges franciscanos autorização para passar a noite no monastério deles. No 6º capítulo há um forte tiroteio entre forças britânicas e alemãs, em que há grandes perdas para ambos os lados.
CURIOSIDADES: Indicado ao Oscar 1950 de Melhor Roteiro. Os monges do quinto episódio eram autênticos monges franciscanos do convento de Maiori, perto de Salerno. Este filme faz parte de uma trilogia do diretor Roberto Rossellini sobre a Segunda Guerra Mundial, filmada logo após o seu final, junto com "Roma, Cidade Aberta" (1945) e "Alemanha, Ano Zero" (1948), e cada um trata de um episódio específico da Segunda Guerra Mundial: respectivamente, a conquista da Itália pelos Aliados, a ocupação de Roma pelos alemães e a Berlim do pós-guerra.