Eram nove solteirões

Eram nove solteirões

ILS ÉTAIENT NEUF CÉLIBATAIRES | 123 min | França | 1939 | Comédia | Romance
Direção: Sacha Guitry
Elenco: Sacha Guitry, Max Dearly, Elvire Popesco, Victor Boucher, André Lefaur, Saturnin Fabre, Raymond Aimos e Gaston Dubosc
Classificação indicativa: A14 anos
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player

Às vésperas do início da Segunda Guerra, um novo decreto limitando o tempo de permanência de estrangeiros na França, traz grandes problemas para a condessa Stacia Batchevskaia, de origem romena. Várias mulheres estão na mesma situação incômoda, entre elas a elegante Margaret Brown e a cantora Joan May. Foi então que uma ideia original surgiu na mente do industrial Jean Lecuyer: fundar um hospício para solteiros franceses com o objetivo de realizar casamentos falsos para essas senhoras envergonhadas.

CURIOSIDADES: Sacha Guitry, frequentemente criticado por sua “futilidade” e “indiferença” aos trágicos acontecimentos que atingiram a França nas décadas de 1930 e 1940, quando ele estava no auge de sua glória nas telas e no cinema, neste filme percebemos exatamente o contrário: com muita inteligência e criatividade, o diretor era capaz de transformar as situações mais graves em argumentos cômicos, sem jamais ser “fútil” ou “indiferente”. Este foi o 12º filme de Sacha Guitry e o segundo dele com roteiro 100% original, sobre um assunto não histórico. Este é um dos últimos filmes alegres de Guitry, antes que os anos de ocupação e sua prisão após a libertação obscurecessem irremediavelmente sua obra e acentuassem sua misantropia e seu cinismo.

Eram nove solteirões