Crepúsculo dos deuses

Crepúsculo dos deuses

SUNSET BLVD. | 110 min | Estados Unidos | 1950
| Filme Noir |
Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Cecil B. DeMille, Buster Keaton, Fred Clark e Lloyd Gough
Classificação indicativa: Livre
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player

Uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Então ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O roteirista acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.

CURIOSIDADES: Ao contrário da personagem que interpretou, Gloria Swanson aceitou o fato de que o cinema não a queria mais e se mudou para Nova York, onde trabalhou no rádio e, mais tarde, na televisão, e, embora já tivesse descartado a possibilidade de um retorno ao cinema, ela ficou muito intrigada quando recebeu a oferta para interpretar o papel principal deste filme. Quando Norma Desmond diz ao guarda nos portões da Paramount: "Sem mim não haveria nenhum Studio Paramount", as palavras podem se aplicar a própria Gloria Swanson, já que ela foi a principal estrela do estúdio por seis anos consecutivos, e, inclusive, as fotos da personagem quando jovem que decoram a casa são fotos publicitárias verdadeiras do apogeu da própria Gloria. A cama de Norma Desmond pertenceu originalmente a atriz e cantora francesa Gaby Deslys, comprada pela Universal logo após a morte dela, por volta de 1920, e essa mesma cama foi utilizada em vários filmes, entre eles "O Fantasma da Ópera" (1925).

Crepúsculo dos deuses