Lost Zweig - Os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil
Cinemateca Sylvio Back • 1h 54m
LOST ZWEIG – OS ÚLTIMOS DIAS DE STEFAN ZWEIG NO BRASIL | 114 min | Brasil | 2003
| Drama |
Direção: Sylvio Back
Elenco: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser, Ney Piacentini, Claudia Neto, Kiko Mascarenhas, Katia Bronstein, Denise Weinberg, Daniel Boaventura, Ana Carbatti, Odilon Wagner, Bruce Gomlevsky, Ary Coslov, Daniel Dantas, Renato Borghi e Soraya Ravenle
Classificação indicativa: 12 anos Contém: Linguagem imprópria
Lost Zweig mostra como foi a última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, País do Futuro", e de sua jovem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, oitenta anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático.
CURIOSIDADES: Stefan Zweig, o escritor austríaco retratado no filme, é autor de várias obras importantes adaptadas para o cinema, entre elas "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, e "Carta de Uma Desconhecida", clássico do diretor alemão Max Ophüls. No filme, Stefan Zweig é interpretado pelo ator alemão Rüdiger Vogler, que atuou também em diversos filmes de Wim Wenders, entre eles "Alice nas Cidades", "Movimento em Falso" e "O Céu de Lisboa". A austríaca Ruth Rieser, que interpreta Lotte, a esposa de Stefan Zweig, foi a primeira artista estrangeira a receber o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília, em 2003.