As diabólicas

As diabólicas

LES DIABOLIQUES | 117 min | França, Itália | 1955 | Thriller
Direção: Henri-Georges Clouzot
Elenco: Simone Signoret, Véra Clouzot, Paul Meurisse, Charles Vanel
Classificação indicativa: A16 anos
Habilite a legenda no botão CC ao canto direito do player

O tirânico Michel é diretor de um colégio interno pertencente a Christina, sua frágil esposa, e tem como amante Nicole, uma professora local. Cansadas dos frequentes maus tratos que recebem dele, as duas se tornam cúmplices e elaboram um plano para matá-lo. Aparentemente, o crime é bem-sucedido. Mas, pouco depois, estranhas manifestações fazem parecer que o homem está vivo e busca por vingança.

CURIOSIDADES: As filmagens demoraram muito mais do que o esperado chegando a 16 semanas, exatamente o dobro do cronograma original. Isso fez com que as tensões entre o diretor e a atriz Simone Signoret transformassem o clima do set num inferno.

Véra Clouzot, uma das duas protagonistas, era brasileira e casada com o diretor Henri-Georges Clouzot. Ela, que faleceu aos 46 anos, em 1960, atuou em apenas mais dois filmes, todos dirigidos pelo marido: "O Salário do Medo" (1953) e "Os Espiões (1957)".

Quando Clouzot comprou os direitos do romance original, de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, por pouco ele não foi derrotado por Alfred Hitchcock, que tentou negociar a obra em seguida. Posteriormente, os autores escreveram outro livro, especialmente para Hitchcock, que o filmou como “Um Corpo que Cai”.

As diabólicas