Anahy de las Misiones
Anahy de las Misiones • War
ANAHY DE LAS MISIONES | 1997 | Brasil
Direção: Sérgio Silva
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Matheus Nachtergaele, Fernando Alves Pinto, Cláudio Gabriel e Giovanna Gold
Classificação indicativa: 16 Contém: Conteúdo sexual. Nudez. Violência.
Uma mulher que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que durou dez anos (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anay e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Seu único objetivo é manter a família unida. Eles perambulam pelo Rio Grande do Sul entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império). Para sobreviver, recolhem despojos dos combates e os negociam nos acampamentos dos soldados das duas facções. Em seu êxodo histórico, Anahy presencia episódios históricos e lendários da revolução.Inevitavelmente, porém, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente à dissolução de sua família.
CURIOSIDADES: Vencedor de seis prêmios no Festival de Brasília: Melhor Filme, Melhor Ator (Marcos Palmeira), Melhor Atriz (Araci Esteves), Melhor Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Melhor Roteiro e Melhor Cenografia. O filme leva para o Rio Grande do Sul uma antiga lenda originalmente situada na região do rio da Prata, da época da Revolução Farroupilha (1835-1845). O filme custou R$ 2,5 milhões e foi o primeiro longa-metragem em película 35mm de Sérgio Silva, que em 1990 havia codirigido o longa em 16mm "Heimweh/Nostalgia".